No último dia 28 de setembro (sábado), o Colégio Marista Paranaense acolheu em suas dependências o Dia Nacional da Juventude 2024, evento promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Sul, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a GERAR.
A temática proposta para o DNJ 2024 da referida Arquidiocese – Testemunhas da Esperança – esteve em consonância com o Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil (lançado em 2022), com um dos temas tratados na mais recente edição da Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada em Abril de 2024, com o próprio Sínodo sobre os Jovens (Outubro de 2018), além, é claro, de fazer uma clara referência ao tema do Jubileu do Ano Santo de 2025 (Testemunhas da Esperança).
O tema em questão conclamou os/as jovens arquidiocesanos a tomarem parte num processo de evangelização no qual cada um/a é corresponsável no projeto cristão da salvação e no convite a outros/as jovens para que conheçam a mensagem de Jesus Cristo. Tal movimento temático também quis motivar toda a Igreja Arquidiocesana a ir ao encontro das juventudes.
Para o Irmão Marista de Champagnat, Miguel Fernandez, Diretor de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul, “esse tema nos convida a sermos sinais vivos de fé e coragem em um mundo que, tantas vezes, parece perdido no medo, na violência, na violação dos direitos humanos mais fundamentais e na desesperança”.